02/12/2021 às 15h35min - Atualizada em 02/12/2021 às 15h35min

Concessões e PPP´s: alterações pontuais trazidas pela nova Lei de Licitações.

Nova Lei de Licitações

Por Igor Auad
A Nova LNL (Lei Nacional de Licitações) introduz no mundo jurídico verdadeira consolidação das normas que versam sobre contratações públicas, em suas mais variadas formas e espécies. Diz-se, pois, tratar-se de uma consolidação porque, num só tempo, substitui as Leis 8.666/93, 10.520/2002 (Lei do Pregão) e 12.462/2011 (regime diferenciado de contratação), buscando positivar, em um único diploma, diretrizes suficientes à boa aplicação dos recursos públicos e o consequente atendimento ao binômio adequação x necessidade, estampado no art. 1º do novo diploma.

A Lei Federal n. 14.133/2021 (nova Lei de Licitações) institui alterações quanto ao regime jurídico das concessões e parcerias público-privadas (PPP´s). É o que se depreende da leitura do Capítulo II – Das Alterações Legislativas, mais precisamente dos artigos 179[1] e 180[2], que alteram, respectivamente, os incisos II e III do caput do art. 2º da Lei 8.987/1995 e caput do art. 10 da Lei 11.079/2004. Tais alterações parecem, a princípio, apenas incluir a modalidade diálogo competitivo no rol das espécies de licitações que precedem a assinatura do contrato entre particular e poder público, mas não é bem assim...

A conceituação dos institutos aqui tratados é dada pelas Leis 8.987/95 e 11.079/2004. A concessão ocorre quando o ente federativo transfere a terceiro (que pode ser particular ou não) o direito de realizar a exploração de algo que, normalmente, caberia a ele (poder público) o dever de fazê-lo (art. 2º, incisos II e III, da Lei 8.987/95). Já a parceria público-privada, nada mais é do que um contrato de concessão, que pode ser patrocinada – quando se tratar de serviço público ou de obra pública envolvendo, adicionalmente, tarifa cobrada dos usuários e contraprestação do parceiro público ao parceiro privado (art. 2º, §1º, da Lei 11.079/2004) – ou administrativa – contrato de prestação de serviços em que a Administração Pública é usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens (art. 2º, §2º, da Lei 11.079/2004). 

Tanto as concessões quanto as PPP´s são espécies contratuais dotadas de regime jurídico próprio, regidas pelas Normas Federais acima elencadas e, portanto, sujeitas a regramento específico. De pronto, é importante destacar que a Nova Lei de Licitações não altera significativamente o conteúdo das Leis 8.987/1995 e 11.079/2004.

Pois bem. Diante deste cenário, salutar é a questão: quanto ao regime jurídico das concessões e das parcerias público-privadas, quais as alterações trazidas pela nova Lei?

Antes de adentrar o tema, impende destacar que a nova Lei ainda é embrionária, de pouco ou nenhum enfrentamento pelo judiciário e órgãos de controle, temas espinhosos ainda merecem mais estudos e muito há de ser construído no campo jurisprudencial e mesmo doutrinário, já que, igualmente, pouco se tem explorado, até então, nas célebres doutrinas que se arriscam sobre a matéria.

A aplicabilidade das concessões e PPP´s à nova norma está garantida pelo art. 2º da Lei 14.133/2021, que tanto em seu inciso I como em seu inciso IV, demonstram que o emprego é, além de devido, necessário.

Seguindo com os comandos legais apontados pela nova Lei e importantes para o deslinde da temática posta neste estudo, tem-se, em seu art. 186, a expressa indicação da aplicação subsidiária e supletiva às Leis 8.987/1995 e 11.079/2004, o que comprova que toda e qualquer alteração ao regime jurídico dos contratos administrativos que não confronte as disposições da Lei de concessões e da Lei das PPP´s poder-se-á aplicar a estas modalidades de contratação.

Dito isso, destacam-se, a título meramente exemplificativo, algumas das alterações e suas consequências de ordem prática:

1. Art. 92, §3º: São necessárias em todo contrato cláusulas que estabeleçam, independentemente de prazo de duração, índice de reajustamento de preço, com data-base vinculada à data do orçamento estimado, e poderá ser estabelecido mais de um índice específico ou setorial, em conformidade com a realidade de mercado dos respectivos insumos – permissivo deveras interessante aos contratos de concessão de serviços públicos, principalmente quanto àqueles que são precedidos de obras públicas, uma vez que, em um mesmo contrato, é razoável supor que se apresentarão três índices distintos, o da tarifa paga pelo usuário, da outorga paga pelo concessionário e dos preços para execução de obras;

2. Art. 144: na contratação de obras, fornecimentos e serviços de engenharia poderá ser estabelecida remuneração variável vinculada ao desempenho do contratado, com base em metas, padrões de qualidade, critérios de sustentabilidade ambiental e prazos de entrega definidos no edital de licitação e contrato – ou seja, pode o pagamento ser ajustado com base no valor economizado pela Administração Pública em relação a determinada despesa, cabendo ao contratado execução a contento e dentro de prazo pré-estabelecido.

Parecem pequenas alterações que, a bem da verdade, escondem consequências práticas que atendem sobremaneira os interesses, tanto da Administração quanto do particular, quando estudadas pormenorizadamente. São temas, como dito, ainda pouco explorados, mas que necessitam de maior atenção para sua boa aplicação. A concessão é ótima solução administrativa que se presta a unir esforços e conhecimento, aporte de ordem técnica e financeira visando o bem comum, é a reunião de parceiros naturais para a consecução daquilo que almeja a sociedade e que a nova Lei parece ter vontade de fomentar.



 
[1] Art. 179. Os incisos II e III do caput do art. 2º da Lei n. 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, passam a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 2º (...)
II – concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência ou diálogo competitivo, a pessoa jurídica ou consorcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;
III – concessão de serviço público precedida da execução de obra pública: a construção, total ou parcial, conservação, reforma, ampliação ou melhoramento de quaisquer obras de interesse público, delegados pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência ou diálogo competitivo, a pessoa jurídica ou consorcio de empresas que demonstre capacidade para sua realização, por sua conta e risco, de forma que o investimento da concessionaria seja remunerado e amortizado mediante a exploração do serviço ou da obra por prazo determinado;
(...)”
 
[2] Art. 180. O caput do art. 10 da Lei n. 11.079, de 30 de dezembro de 2004, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 10. A contratação de parceria público-privada será precedida de licitação na modalidade concorrência ou diálogo competitivo, estando a abertura do processo licitatório condicionada a:
(...)”


*Igor Auad. Advogado. Já atuou como presidente de comissão de licitação e diretor jurídico da Secretaria de Urbanismo do Município de Belém
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp