01/08/2022 às 09h50min - Atualizada em 01/08/2022 às 09h50min

Como fica a filiação partidária do militar da ativa na disputa de cargo eletivo se a Constituição Federal proíbe sua filiação a partido político?

*Por Cláudio Moraes
Inicialmente, militar é o integrante das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), os membros do Corpo de Bombeiros Militares e os membros das Polícias Militares dos Estados e Distrito Federal.

A Constituição Federal de 1988, no art. 142, § 3º, V, dispões que o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos. 

Entretanto, a filiação partidária é uma das condições de elegibilidade, ou seja, todo candidato a cargo eletivo precisa estar filiado a partido político, conforme art. 14, § 3º, V, da CF.
Então, qual procedimento o militar deve fazer para ter condições de participar da disputa eleitoral?

Na Consulta n. 1.014 realizada pelo Diretório Nacional do Partido Progressista PP ao Tribunal Superior Eleitoral, em 2004, sobre filiação partidária de militar, o TSE respondeu que a condição de elegibilidade relativa à filiação partidária contida no art. 14, § 3º, inciso V, da Constituição da República, não é exigível ao militar da ativa que pretenda concorrer a cargo eletivo, bastando o pedido de registro de candidatura, após prévia escolha em convenção partidária.


*Cláudio Moraes é advogado, especialista em Direito Eleitoral e Direito Administrativo, e é sócio-fundador do escritório Cláudio Moraes Advogados: www.claudiomoraes.adv.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp