13/07/2022 às 06h00min - Atualizada em 13/07/2022 às 06h00min
TSE apresenta o Sistema de Registro de Candidatura CANDex versão 2022
O sistema é de uso obrigatório pelos partidos políticos
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, convocou os partidos políticos para apresentar a versão 2022 do CANDex, Sistema de Registro de Candidatura utilizado pelas agremiações partidárias e disponibilizado pela Justiça Eleitoral.
O sistema é de uso obrigatório pelos partidos e praticamente toda nova eleição possui uma versão mais atual por conta das alterações legislativas que, via de regra, impactam no CANDex. Nesta quarta-feira, 13/07/2022, os técnicos do TSE apresentarão aos representantes dos partidos a nova versão e os novos recursos do DANDex. A reunião ocorrerá no auditório do TSE, das 15h às 17h.
O CANDex é um sistema muito importante dentro do processo eleitoral e é por meio dele que são realizados os pedidos de registro de candidatura, e é nele que as atas das convenções dos partidos, federações partidárias e coligações são elaboradas.
Segundo o site do TSE, as principais mudanças do CANDex para as eleições deste ano são:
- Adaptação do sistema para a inovação legal que instituiu as federações partidárias;
- Atribuição automática do número de candidatura para vices e suplentes, que passará a acompanhar a numeração de seus (suas) respectivos(as) titulares;
- Inclusão do nome fonético para uso dos recursos de acessibilidade da urna eletrônica.