Durante a sessão desta quinta-feira (9), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, prestou apoio ao Rio Grande do Sul em razão das enchentes que assolam o estado.
“Reiteramos nossa solidariedade a todo o povo do Rio Grande do Sul”, afirmou o ministro, ao destacar que, desde o primeiro momento, está em contato com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do estado, desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, e que o TSE se colocou à disposição para ajudar em várias frentes.
Além de suspender os prazos processuais para todo o estado, a Presidência do TSE prorrogou o prazo para o fechamento do Cadastro Eleitoral e, ainda, vai atuar para rodar a folha de pagamento de todas as servidoras e os servidores gaúchos para que não haja atraso de salários, uma vez que a sede do TRE está paralisada.
Substituição de urnas
O ministro Alexandre de Moraes também destacou que o TSE vai substituir todas as urnas eletrônicas que foram inundadas durante as enchentes. Apesar de o número ainda não ter sido contabilizado, a Justiça Eleitoral tem reserva técnica suficiente para suprir as eventuais perdas.
Por fim, o presidente agradeceu o apoio do diretor-geral do TSE, Rogério Galloro, por conduzir o apoio logístico ao TRE-RS, inclusive na coordenação de recolhimento de doações dentro do TSE, ação que reuniu toneladas de mantimentos, água, fraldas e muitos outros itens que foram levados nesta quarta-feira (8) para a base aérea de Brasília e serão entregues aos gaúchos desabrigados ao longo desta semana.
“É de extrema importância essa somatória de auxílio de todos os brasileiros ao povo do Rio Grande do Sul”, finalizou o presidente.