07/10/2022 às 16h25min - Atualizada em 07/10/2022 às 16h25min

Modernização da iluminação pública de Curitiba deve impactar quase 2 milhões de pessoas

Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Luciana Hage
Luiz Costa/SMCS/ Prefeitura de Curitiba
A prefeitura de Curitiba (PR) realizou, em 28 de setembro, leilão de iluminação pública da cidade, através de Parceria Público-Privada (PPP). A empresa vencedora, Engie Soluções de Iluminação Pública, deve modernizar cerca de 174 mil pontos de iluminação pública.

Também estão previstos a implantação e melhoria de 141 pontos de iluminação cênica e implantação de sistemas de telegestão em 29,4% das vias do município. O prazo máximo da concessão é de 23 anos, com investimentos estimados em R$ 324 milhões.

No projeto, estão previstas a eliminação de pontos escuros com a realização de podas sistemáticas para desobstruções luminosas, a modernização de todo o parque de iluminação pública da cidade e incorporação de expansão futura, dentro das normas técnicas brasileiras, em tecnologia LED.

“O LED é uma tecnologia que permite uma redução do consumo de energia, entre 50% e 70%, dependendo da característica da via e dos equipamentos”, explica Marcus Cunha, Diretor Comercial e de Operações da Engie Soluções.

Segundo ele, a modernização também impacta o meio ambiente, já que as lâmpadas tradicionais possuem metais pesados. “É um problema ambiental no momento de descarte. Existe um risco alto de contaminação de lençóis freáticos com esses produtos químicos. Coisa que não existe na tecnologia LED”.

Para o Secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação de Curitiba, Alexandre Jarschel de Oliveira, a PPP trará benefícios para o município e sua população. “O cidadão perceberá a melhoria na prestação do serviço público”.

O projeto, construído em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), é parte da carteira de iluminação pública do banco, que possui 11 projetos atualmente.

Outros projetos de iluminação

Capitais como Porto Alegre (RS), Teresina (PI), Belém (PA), Aracaju (SE), Macapá (AP), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) já tiveram seus projetos leiloados e iniciados. Em Vitória (ES), o projeto ainda está em fase de estudos.

Mais de 40 outros municípios, entre interiores e Regiões Metropolitanas, também já possuem projetos de modernização da iluminação pública. São quase 40 milhões de pessoas impactadas em todas as regiões do país.

Veja mais sobre o tema no vídeo “Novo Projeto de Iluminação Pública em Curitiba” no CN News.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp