04/10/2022 às 16h55min - Atualizada em 04/10/2022 às 16h55min

STF mantém isenção de IR sobre pensão alimentícia

Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Luciana Hage
Agência Brasil
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Valores recebidos a título de pensão alimentícia serão isentos de imposto de renda (IR), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira (30). A decisão põe fim a uma disputa entre pensionistas e a União que já dura sete anos.

Segundo estimativas da Receita Federal, a União deve deixar de arrecadar mais de um bilhão de reais por ano. Além disso, pensionistas também podem pedir o dinheiro já recolhido de volta, com um prazo máximo de cinco anos. Com essa decisão, o impacto nos cofres públicos pode chegar a 6,5 bilhões de reais.

Segundo entendimento do relator do caso, o Ministro Dias Toffoli, a tributação era inconstitucional, além de atingir direitos de pessoas economicamente vulneráveis.

O plenário do STF também recusou dois pedidos da União, um para limitar a decisão a valores inferiores ao piso de isenção do IR, e um de esclarecimentos no caso de pensões pagas em acordos extrajudiciais, registradas em escrituras públicas e que não passam pela justiça.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp