Instituições financeiras não poderão cobrar taxas administrativas ou de abertura de crédito para adesão ao crédito consignado do Auxílio Brasil. O Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, afirmou na última sexta-feira (30), à TV Brasil, que o teto de juros a serem praticados é de 3,5%.
As famílias que optarem pelo empréstimo consignado podem utilizar o recurso para empreender. O programa, agora, permite que beneficiários constituam microempresa individual sem perder o benefício.
“A família consegue, com esse novo benefício do consignado, comprar um equipamento para continuar a sua produção. Muitos profissionais autônomos que, durante a pandemia, tiveram a sua renda prejudicada, muitas vezes chegando a zero e impedidas de ganhar o seu sustento, agora com essa ferramenta do empréstimo consignado, vão conseguir retomar a sua atividade de trabalho”, disse o ministro à TV Brasil.
Bancos e instituições financeiras já podem oferecer o benefício, que virou Lei em agosto. Até o momento, nenhuma instituição confirmou a oferta da linha de crédito. Bancos como Bradesco, Itaú e Santander não irão oferecer o serviço, enquanto Caixa Econômica e Banco do Brasil ainda avaliam a sua aplicabilidade.