22/09/2022 às 16h59min - Atualizada em 22/09/2022 às 16h59min

A reduflação e suas consequências

Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista
Marjan Blan - Unsplash
Você sabe o que é reduflação? A prática, cada vez mais comum em períodos de crescimento da inflação, consiste em diminuir o tamanho ou quantidade dos produtos vendidos com o objetivo de manter os valores acessíveis ao público, mesmo com o aumento de preços. No Brasil, a prática se tornou mais frequente a partir da crise causada pela pandemia de Covid-19. Apesar de ser legal, a estratégia leva o consumidor a pagar o mesmo, ou até mais, por uma quantidade menor do mesmo produto.

“Todas essas estratégias têm um aspecto, que é procurar não aumentar o preço para o consumidor, mas acaba ofertando um produto de menor qualidade ou quantidade. Mas se essa prática não for bem explícita e bem aceita pelo consumidor, ele vai perder o cliente. Num primeiro momento, ela vai resolver o problema do estabelecimento, mas num prazo mais longo, vai perder a clientela”, explica Marcel Solimeo, do Conselho Regional de Economia de São Paulo.

Segundo ele, a inflação gera distorções em toda a economia, e não há como conviver com ela. “Inflação é transferência de renda, então se aqueles que estão ganhando continuam ganhando, os outros vão continuar perdendo. Temos que procurar ver como combater a inflação para que o mercado possa funcionar não só com regras claras, mas de forma clara para o próprio consumidor”.

Apesar de permitir que o cliente continue consumindo e que pequenos empresários e produtores continuem vendendo seus produtos, a prática da reduflação também é uma grande estratégia de mercado para moldar o consumo e aumentar a margem de lucro de grandes empresas.

“Se olhar na questão macro, a gente tem grandes corporações que estão tentando moldar o mercado e, porque elas têm confiabilidade e vendem muito, o mercado vai aceitar e essa prática vai se perpetuar, mesmo pós-crise e mesmo depois da inflação. Então temos que avaliar isso também”, diz Igor Pinheiro, Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará.

Por conta desta e de outras práticas, mesmo após a retomada do crescimento econômico e diminuição da inflação, a população continuará sentindo os efeitos do cenário anterior no bolso, tanto pelas novas formas do mercado quanto pela deterioração do poder de compra do consumidor no período de crise.

Veja mais no vídeo “Reduflação - Alternativa comercial ou abuso?” no YouTube.

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