26/05/2022 às 12h44min - Atualizada em 26/05/2022 às 12h44min

Deputados aprovam alíquota máxima de 17% para combustíveis e outros bens e serviços essenciais

O texto aprovado pelos deputados segue para análise do Senado e prevê compensação aos Estados até o final deste ano

Anna Paula Mello
Câmara Federal
Agência Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que trata sobre a aplicação de alíquotas para bens e serviços relacionados a combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. A proposta classifica esses setores como essenciais e indispensáveis e que por isso, não podem ser taxados com ICMS igual ao aplicado em produtos considerados supérfluos e fixa a alíquota em, no máximo, 17%.

O texto aprovado também prevê uma compensação paga pelo governo federal aos estados pela perda de arrecadação do imposto por meio de descontos em parcelas de dívidas refinanciadas desses entes federados junto à União, o que deve acontecer até 31 de dezembro de 2022.

“O mais importante é darmos uma resposta hoje à população brasileira, que não aguenta mais essa carestia, essa angústia de ver corroído toda semana o orçamento familiar exatamente pelo preço de dois itens significativos: o combustível e a energia”, afirmou o autor do projeto, o Deputado Danilo Forte.

Para o relator, a Câmara segue na linha do que foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “É isso que nós estamos decidindo, o valor máximo da alíquota para o que é considerado essencial como interpretado pelo Supremo”, disse Elmar Nascimento.

O texto segue para votação no Senado Federal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp