26/05/2022 às 11h01min - Atualizada em 26/05/2022 às 11h01min

​Ministro pede apoio de Deputados Federais para investimentos em Ciência e Tecnologia

Paulo Alvim destacou a importância de incrementos nas pesquisas e bolsas científicas previstos na Lei Orçamentária

Anna Paula Mello
Câmara Federal
Câmara Federal
O Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, organizada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Alvim aproveitou a oportunidade para pedir mais investimentos para o setor científico.
 
“Ao olhar recursos orçamentários do ministério, a gente vem tendo uma queda. Não quero me abdicar de defender que precisamos de mais recursos na área de ciência e tecnologia. Temos conseguido executar com plenitude todo recurso que é disponibilizado. No ano passado, 99% do que foi alocado foi integralmente investido”, disse o Ministro.
 
Mesmo com as reduções orçamentarias, o ministro fez questão de ressaltar que o governo conseguiu manter pesquisas e bolsas científicas. Segundo ele, são formados 50 mil mestres e 25 mil doutores por ano no Brasil.
 
O ministro também acrescentou que os cientistas brasileiros estão envelhecendo e pediu apoio dos parlamentares para lançamento de concursos públicos para as instituições de pesquisa, como universidades e institutos de ciência e tecnologia. Outro ponto importante na discussão, foi o investimento e reconhecimento dos pesquisadores.
 
“Se não tivermos uma ação rápida, o ano que vem a bolsa de mestrado será inferior a alguns salários mínimos regionais. País nenhum pode ter essa prática de valorização de seus pesquisadores que não venham com esse reconhecimento. Isso é algo que precisamos construir juntos, não depende só do Ministério de Ciência e Tecnologia, depende de outros ministérios, depende desta Casa que faz o Projeto de Lei Orçamentário Anual”, conclui Alvim.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp