26/05/2022 às 11h01min - Atualizada em 26/05/2022 às 11h01min
Ministro pede apoio de Deputados Federais para investimentos em Ciência e Tecnologia
Paulo Alvim destacou a importância de incrementos nas pesquisas e bolsas científicas previstos na Lei Orçamentária
Anna Paula Mello
Câmara Federal
Câmara Federal O Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, organizada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Alvim aproveitou a oportunidade para pedir mais investimentos para o setor científico.
“Ao olhar recursos orçamentários do ministério, a gente vem tendo uma queda. Não quero me abdicar de defender que precisamos de mais recursos na área de ciência e tecnologia. Temos conseguido executar com plenitude todo recurso que é disponibilizado. No ano passado, 99% do que foi alocado foi integralmente investido”, disse o Ministro.
Mesmo com as reduções orçamentarias, o ministro fez questão de ressaltar que o governo conseguiu manter pesquisas e bolsas científicas. Segundo ele, são formados 50 mil mestres e 25 mil doutores por ano no Brasil.
O ministro também acrescentou que os cientistas brasileiros estão envelhecendo e pediu apoio dos parlamentares para lançamento de concursos públicos para as instituições de pesquisa, como universidades e institutos de ciência e tecnologia. Outro ponto importante na discussão, foi o investimento e reconhecimento dos pesquisadores.
“Se não tivermos uma ação rápida, o ano que vem a bolsa de mestrado será inferior a alguns salários mínimos regionais. País nenhum pode ter essa prática de valorização de seus pesquisadores que não venham com esse reconhecimento. Isso é algo que precisamos construir juntos, não depende só do Ministério de Ciência e Tecnologia, depende de outros ministérios, depende desta Casa que faz o Projeto de Lei Orçamentário Anual”, conclui Alvim.