18/05/2022 às 13h01min - Atualizada em 18/05/2022 às 13h01min

​Fato ou Boato?

Ferramenta disponível no site do TSE esclarece sobre mais uma falsa denúncia nas redes sociais

Anna Paula Mello
TSE
Internet
O Tribunal Superior Eleitoral alerta para mais um boato que circula nas redes sociais. As falsas informações são sobre um suposto cancelamento de títulos de eleitor de brasileiros com mais de 70 anos. A desinformação relata o exemplo de um eleitor cujo Título Eleitoral foi cancelado após o pedido de uma certidão negativa em um cartório eleitoral.

O site do TSE tem uma ferramenta intitulada “Fato ou Boato” que ajuda no combate às fake news. A página do órgão já se posicionou em relação a essa falsa denúncia:

“Esse é mais um boato disseminado no mundo digital, na tentativa de causar confusão na população, até porque o voto para eleitores nessa faixa etária é facultativo”, afirma o “Fato ou Boato”.

Além disso, há outros argumentos que comprovam que essa notícia é uma mentira. O TSE prorrogou a suspensão, por prazo indeterminado, das consequências previstas no Código Eleitoral para as eleitoras e os eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2020 e não apresentaram justificativa ou não pagaram a respectiva multa. Com a decisão, os que não compareceram às urnas em 2020 poderão votar normalmente no pleito deste ano.

As eleitoras e os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico em virtude da pandemia de covid-19 não tiveram títulos eleitorais cancelados, também por determinação da Justiça Eleitoral.

Fique de olho e não caia em armadilhas! Acesse o site do TSE para mais informações sobre a ferramenta Fato ou Boato.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp