16/05/2022 às 10h15min - Atualizada em 16/05/2022 às 10h15min

​Programa do Sebrae valoriza pequenos empreendedores regionais

O Cidade Empreendedora atua desde 2009 e está presente em 1.500 municípios brasileiros.

Anna Paula Mello
Internet
O Programa Cidade Empreendedora do Sebrae disponibiliza aos gestores públicos municipais, um diagnóstico produtivo que cruza as necessidades da prefeitura com as potencialidades dos produtores e pequenos empresários da cidade, capacitando empreendedores para atender as demandas licitatórias da prefeitura. O Cidade Empreendedora existe desde 2009 e está presente em 1.500 municípios brasileiros.

A Coordenadora do Programa Cidade Empreendedora no Estado do Pará, Renata Rodrigues, esclarece que essa ferramenta está disposição dos gestores públicos, que precisam entrar em contato com o Sebrae e iniciar as tratativas da parceria: “Nós oferecemos capacitações, cursos, consultorias... Tudo isso, para atender os gestores e os empreendedores que querem vender para o poder público. Dessa maneira, a renda circula dentro do município. É saudável para economia local”, acrescenta a coordenadora.

No Pará, nove municípios participam do programa, entre eles, Soure no arquipélago do Marajó. “Em Soure, nós capacitamos os produtores rurais para atender o processo licitatório da merenda escolar e hoje a cooperativa não só fornece os alimentos, como também incrementou a merenda com produtos locais como o açaí, o queijo do marajó e até sorvete de leite de búfala”, explica Renata.

Em Paragominas, no sudeste paraense, os produtores rurais também usaram o conhecimento adquirido no programa Cidade Empreendedora, montaram o projeto “Hoje tem Feira” e juntos, também abastecem as escolas municipais da cidade. O faturamento anual da cooperativa já alcançou um milhão de reais, segundo o Sebrae.

Já em Benevides, a prefeita Luziane Solon, solicitou a ajuda do Sebrae e levou o programa para capacitar os 700 empreendedores cadastrados no município. Hoje, Benevides já se prepara para abrir licitação com foco nos agricultores para atender a merenda escolar municipal. Além disso, outros setores da economia também devem ser fortalecidos, de acordo com a gestora: “Nós pretendemos criar um pólo moveleiro, já que em Benevides existe esse potencial produtivo. Dessa maneira nós conseguiremos organizar essa atividade e captar recursos para o município”, disse a prefeita.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp