10/05/2022 às 12h40min - Atualizada em 10/05/2022 às 12h40min

Combate ao desmatamento e semipresidencialismo

Foram alguns dos temas citados no discurso do Presidente da Câmara Federal Arthur Lira durante evento internacional.

Anna Paula Mello
Câmara Federal
Internet
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), participa do evento promovido pelo BTG Pactual em Nova York nesta terça-feira (10), sobre o tema "O Brasil e a Economia Mundial". Em discurso, o parlamentar criticou mais uma vez a vinculação e a indexação do Orçamento da União, que segundo ele, dificulta o combate ao desmatamento:

“O problema é um Orçamento que está 96% vinculado. Se não estivesse vinculado e indexado, poderíamos ter mais facilidade para enfrentar o desmatamento. Temos a melhor legislação ambiental no mundo, temos uma preservação ambiental em mais 66% do território nacional. Isso não é divulgado”, disse Lira.
Ele voltou a defender as emendas de relator (RP 9) como instrumento de melhorar os investimentos nos municípios brasileiros. Segundo Lira, os valores dessas emendas representam apenas 0,03% de todo o Orçamento brasileiro.

“Somos 600 parlamentares que vão e voltam para os seus estados e só eles podem identificar o que deve ser feito com a infraestrutura (nas suas bases). São R$ 16,5 bilhões do Orçamento que viviam escondidos, que aclaramos e geram versões de que isso é um desmando. Toda lei precisa ter transparência. Agora, o Orçamento brasileiro, que tem 96% carimbado, que não pode ser removido, não vai nos levar a crescimento algum”, afirmou o presidente da Câmara.

Lira também voltou a defender a adoção do semipresidencialismo como sistema de governo. Segundo ele, os congressistas querem participar do governo e assumir responsabilidades na gestão. E destacou ainda que a proposta, se aprovada, só valera para 2030.“Precisamos ter uma discussão séria sobre o papel do  Legislativo, do Judiciário, do Executivo. O Brasil precisa rediscutir seu modelo, porque o modelo atual não vai permitir que reformas de grande porte avancem”, defendeu.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp