05/05/2022 às 10h26min - Atualizada em 05/05/2022 às 10h26min

Cidade luz

Aracaju quer status de primeira capital a ter iluminação pública totalmente em LED

Anna Paula Mello
Em Aracaju, no Sergipe, a parceria público-privada entre a gestão municipal e o Consórcio Conecta já fez a substituição de mais de 30 mil lâmpadas antigas pelas de LED. O objetivo é concluir, até outubro deste ano, o plano de modernização completo das 60 mil luminárias que compõem o sistema público de iluminação da capital.

O contrato de concessão para que a empresa faça as instalações e a manutenção do serviço é de 13 anos. Em um bate papo com o Secretário Municipal de Infraestrutura de Aracaju, Antônio Sérgio Vargas, a Revista Cidades e Negócios, falou sobre os benefícios do projeto para a economia, o meio ambiente, a eficiência do serviço prestado à população, segurança e turismo. Sim! Porque uma cidade iluminada também é uma cidade mais segura e bonita.
Quando concluído, o projeto vai dar a Aracaju, o título de primeira capital com a iluminação pública totalmente modernizada.

Dá uma olhada em um trecho do que o Secretário conversou com a nossa equipe C&N:
 


C&N- Qual o status do projeto hoje?
Secretário- Estamos na fase da substituição das luminárias. Mais da metade das lâmpadas que precisam ser substituídas, já foram. Isso está nos dando uma economia na conta de energia da cidade. Pra gente ter idéia, de outubro a fevereiro, a conta passou a vir 14 % mais baixa do que o valor que pagávamos mensalmente, que era de cerca de um milhão de reais. Mas até o final das instalações alcançaremos os 40% de economia.
 
C&N- Quais os benefícios da modernização da iluminação pública para a cidade e a população?
Secretário- Os benefícios são imensos em vários aspectos. A segurança pública por exemplo, sente os reflexos na diminuição do índice de violência com uma cidade bem iluminada. O turismo também ganha força, até porque dentro do projeto existe o planejamento da iluminação paisagística de pontos turísticos da cidade. Além de tudo isso, existem aqueles benefícios diretos, como a economia e a utilização de uma tecnologia mais sustentável do ponto de vista ambiental.
 
C&N-  Como o projetos foi pensado em cada fase?
Secretário- Nós começamos pelos bairros periféricos, nos quais a necessidade é bem maior. Importante dizer, que os efeitos são imediatos no que diz respeito a segurança, apesar de ainda não se ter dados completos sobre isso, mas o relato da comunidade é sobre a diminuição dos assaltos. Depois de completa a fase de substituição a empresa ficará responsável pela manutenção e gerenciamento dessa rede, sob fiscalização da prefeitura, que precisa ter a certeza de que o serviço está sendo prestado de maneira correta e gerando a economia que pretende-se obter.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp