02/05/2022 às 09h44min - Atualizada em 02/05/2022 às 09h44min

Fique de olho!

Conheça quatro leis importantes para o processo eleitoral brasileiro

Anna Paula Mello
TSE
TSE
Os eleitores, candidatos e partidos políticos devem ficar atentos em quatro normas importantes para as eleições, como: o Código Eleitoral, a Lei das Eleições, a Lei dos Partidos Políticos e a Lei de Inelegibilidade.
 
O Código Eleitoral de 1932 organizou as eleições no país e é a base de todo o processo eleitoral, já a legislação foi fruto da luta da sociedade brasileira por pleitos confiáveis e passíveis de fiscalização. Ela foi criada com o objetivo de reduzir as fraudes eleitorais que eram comuns durante a Primeira República.
Atualmente, o Código em vigor é o de 1965, considerado um marco no Direito Eleitoral brasileiro, por ter equiparado mulheres e homens dentro do processo eleitoral, além de ter tornado o voto obrigatório para homens e mulheres.

A Lei das Eleições (Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997) estabelece as atividades que serão realizadas antes e depois dos pleitos pelos partidos políticos e pela Justiça Eleitoral, além de esclarecer o exercício da cidadania aos eleitores.

Já a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096) está em vigor desde 1995 para regulamentar os direitos e deveres das agremiações partidárias registradas na Justiça Eleitoral e também para orientar a criação de novas legendas.

E a Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990), alterada pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), foi outro grande marco. Criada para estabelecer, de acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, os impedimentos para que determinada pessoa possa concorrer a um cargo público.

Mais informações no site do TSE, no link: Código Eleitoral e legislação complementar no Portal do TSE.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp