28/04/2022 às 09h52min - Atualizada em 28/04/2022 às 09h52min

Saúde e tecnologia

Câmara aprova PL que regulamenta a telessaúde no Brasil com objetivo ampliar a prestação de serviços de saúde à distância.

Anna Paula Mello
Câmara Federal
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que autoriza e conceitua a prática da telessaúde em todo o território nacional abrangendo todas as profissões da área. A proposta (PL 1998/20) será enviada ao Senado.
Segundo o texto, será considerada telessaúde a modalidade de prestação de serviços de saúde a distância por meio da utilização das tecnologias de comunicação que envolvem, entre outros aspectos, a transmissão segura de dados e informações de saúde por meio de textos, sons ou imagens.

O profissional de saúde poderá fazer o atendimento em qualquer Estado sem precisar de outra inscrição secundária ou complementar àquela do conselho de seu estado. No entanto, será obrigatório o registro nos conselhos regionais de medicina (CRMs) dos Estados em que estão sediadas as empresas intermediadoras de serviços médicos.
O relator do projeto, deputado Pedro Vilela (PSDB-AL) acredita que a telemedicina vai democratizar o acesso à saúde no país: “Nosso principal objetivo foi garantir a universalização do atendimento à saúde em todo o Brasil, e a tecnologia é uma aliada para isso”, afirmou Vilela.

O texto revoga a Lei 13.989/20, que permitiu a telemedicina durante a pandemia de Covid-19.
O substitutivo garante ao profissional “liberdade e completa independência” de decidir sobre a utilização ou não da telessaúde, inclusive com relação à primeira consulta, ao atendimento ou ao procedimento, podendo optar pela utilização de atendimento presencial sempre que entender necessário.

Quanto ao paciente, a prática da telessaúde também deve ser realizada com seu consentimento livre e esclarecido ou de seu representante legal.

Segundo o projeto, os princípios da telessaúde são:
  • autonomia do profissional de saúde;
  • consentimento livre e informado do paciente;
  • direito de recusa ao atendimento na modalidade telessaúde;
  • dignidade e valorização do profissional de saúde;
  • assistência segura e com qualidade ao paciente;
  • confidencialidade dos dados;
  • promoção da universalização do acesso dos brasileiros às ações e aos serviços de saúde;
  • observância estrita das atribuições legais de cada profissão; e
  • responsabilidade digital.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp