25/04/2022 às 12h43min - Atualizada em 25/04/2022 às 12h43min

PPP da modernização da iluminação pública em Uberlândia atinge 86% de trabalhos concluídos

A primeira etapa do projeto deve ser concluída em junho, com a instalação dos 87 mil pontos de iluminação em LED.

Anna Paula Mello
Divulgação do Governo de Minas Gerais
A modernização da iluminação pública em Uberlândia já tem 86% dos trabalhos concluídos nesta primeira etapa, que corresponde a instalação de mais de 87 mil lâmpadas de LED, além dos pontos de gestão inteligente, que consistem no monitoramento remoto dessa rede.
“Os benefícios da utilização dessa tecnologia são imensos, já que as lâmpadas de LED, vão garantir maior eficiência na iluminação pública, além de reduzir os impactos ambientais. Nosso objetivo é atingir uma economia energética em torno de 49%”, explica Larissa Spíndula, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Uberlândia.

O contrato para instalação e manutenção desses equipamentos é em regime de Parceria Público Privada com a empresa Engie. A PPP foi formalizada em janeiro de 2020 e o contrato terá vigência de 20 anos, com contraprestação mensal de pouco mais de um milhão de reais.

Marcus Cunha é diretor de Operações da Engie no Brasil e explica que o projeto é adaptável a qualquer cidade ou região, inclusive a empresa já atua em outras duas cidades brasileiras: Petrolina e Pernambuco. “Em Uberlândia nós já estamos na reta final da modernização do sistema de iluminação, inicialmente achávamos que a economia de energia ficaria em 49%, mas já alcançamos essa meta com as substituições das lâmpadas feitas até agora. Quando as quase 87 mil estiverem instaladas, devemos superar essa meta de economia e chegar a mais de 50%”, acrescenta o diretor.

Outro ponto importante do projeto é a eficiência na gestão e manutenção dos equipamentos, já que o sistema remoto permite a identificação dos problemas, com um acionamento automático da central. “Se uma lâmpada apresentar problemas, o sistema é acionado, o que permite fazer a substituição de maneira rápida, sem precisar esperar pela demanda de algum morador, por exemplo”, conclui o diretor.

Para a Secretaria de Meio Ambiente, esse é um dos maiores investimentos já feitos na cidade e inaugura uma visão de gestão ainda mais moderna. “A união dos investimentos privados em obras públicas é um caminho importante e eficiente para a gestão de uma cidade. Nós já estamos colhendo os frutos dessa PPP, com a economia energética e o bom funcionamento desse equipamento de iluminação pública”, conclui a titular da pasta.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp