13/04/2022 às 11h52min - Atualizada em 13/04/2022 às 11h52min

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é convidada a participar como observadora das eleições brasileiras.

A entidade vai enviar uma comissão para observar os processos eleitorais com livre acesso em locais de votação e nas instalações da Justiça Eleitoral Brasileira.

Anna Paula Mello
Site TSE
Divulgação TSE
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) confirmou participação como observadora nas eleições gerais brasileiras de 2022. O anúncio foi feito durante uma reunião virtual entre o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin e o Presidente da Comissão Nacional Eleitoral de Angola e da Rede Eleitoral da CPLP, Manuel Pereira da Silva.

É a primeira vez que a comissão participa da eleição brasileira nesta condição de observadora. Os integrantes da missão terão acesso aos locais de votação e às instalações da Justiça Eleitoral Brasileira, para acompanhar os procedimentos e a garantia da transparência e integridade do processo eleitoral.

Participam da CPLP, os seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O ministro Edson Fachin, ressaltou a importância do acompanhamento de uma missão internacional durante as eleições, na valorização da democracia brasileira e no estreitamento de laços de cooperação entre os países. Já Manuel Pereira se comprometeu a reunir a comissão para estruturar a atuação dos membros da missão.

O TSE mantém a tradição de convocar entidades internacionais para atuar como observadoras da ordem nas eleições brasileiras. Em 2022, foram convocadas a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Carter Center, o Parlamento do Mercosul (Parlasul), a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES), a União Interamericana de Organismos Eleitorais (UNIORE), a União Européia e a CPLP.

Ao final das observações, cada comissão faz um relatório sobre a experiencia. O objetivo é tornar o processo eleitoral mais eficiente, transparente e confiável ao público.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp