12/04/2022 às 11h29min - Atualizada em 12/04/2022 às 11h29min

​Câmara aprova PEC do gasto mínimo em educação durante pandemia.

A proposta isenta municípios e Estados que não atingiram as metas de investimento em educação em 2020 e 2021 por causa da pandemia.

Anna Paula Mello
Agência Senado
Divulgação Senado
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (11) a (PEC 13/21), proposta de emenda à Constituição que libera estados e municípios, em 2020 e em 2021, de cumprirem o mínimo previsto na Constituição de investimentos em educação. A matéria foi enviada à promulgação.

De acordo com o texto, divulgado pelo Senado, “em decorrência do estado de calamidade pública provocado pela pandemia de Covid-19, os estados, os municípios e os agentes públicos desses entes federados não poderão ser responsabilizados administrativa, civil ou criminalmente pelo descumprimento, exclusivamente nesses dois anos, do mínimo de 25% da receita resultante de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino”.

A PEC também estabelece que o Estado ou unidade federativa que não cumprir o mínimo constitucional nesses dois anos terá que aplicar o valor necessário para completar os 25% até o exercício financeiro de 2023.

A proposta veda a intervenção estatal por não aplicar o mínimo exigido da receita municipal em educação, situação permitida pela Constituição e ainda impede a aplicação de quaisquer penalidades, sanções ou restrições aos entes para fins cadastrais, de aprovação ou de celebração de convênios. Os municípios poderão receber recursos do orçamento da União por meio de transferências voluntárias.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp