08/04/2022 às 10h32min - Atualizada em 08/04/2022 às 10h32min

​TSE aprova instalação de postos para votação em outros 21 países.

A decisão foi aprovada por unanimidade pelo plenário, após pedido do Ministério das Relações Exteriores.

Anna Paula Mello
Site TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu, por unanimidade, pela instalação de novos postos de votação, fora das embaixadas, em 21 países. A decisão atende a um pedido que tinha sido feito pelo Ministério das Relações Exteriores. O Ministério acredita que o número de eleitores em determinadas localidades é superior à estrutura das sedes, impedindo o devido acolhimento dessas pessoas.

O presidente da Corte, ministro Edson Fachin, é o relator do pedido: “a instalação de seções eleitorais fora das sedes consulares tem o objetivo de atender as cidadãs e os cidadãos, brasileiras e brasileiros residentes no exterior e que se habilitaram para votar no cargo de presidente da República nas Eleições 2022”.
 
O ministro Ricardo Lewandowski, concordou com a decisão: “Eles são responsáveis, como se magistrados fossem, pela higidez da coleta dos votos no exterior. Portanto, creio que os eleitores brasileiros que votam no exterior podem estar absolutamente seguros e tranquilos em relação à guarda responsável do voto que depositarem nas urnas eletrônicas”, complementou.

A decisão será imediatamente comunicada ao MRE e ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), responsável pelo atendimento a eleitores que moram fora do país. De acordo com o TSE, existem mais de 603 mil brasileiros aptos a votar fora do país nas próximas eleições de outubro.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp