25/03/2022 às 11h11min - Atualizada em 25/03/2022 às 11h11min

Apenas 13% dos 6 milhões de jovens entre 16 e 17 anos tem o título de eleitor no Brasil.

Baixa adesão dos jovens preocupa o TSE, que realiza campanhas para estimular a participação política nessa faixa etária.

Anna Paula Mello
Divulgação TSE

O mês de fevereiro teve o menor número de eleitores jovens de 16 e 17 anos da história. Foram contabilizados 830 mil jovens com o documento, contra 1,4 milhão nesse mesmo período das últimas eleições gerais de 2018. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O número chama atenção, quando cruzado com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, em relação ao número de jovens nessa faixa etária no Brasil, que chega a 6 milhões de pessoas. Levando isso em consideração, apenas 13% desse total está habilitado a votar, enquanto que em 2018, eram 23%.

O editor multimídia, Alan Chaves, tem 18 anos e só agora, com a obrigatoriedade de retirar o documento e também cumprir o alistamento militar, ele precisou procurar o TRE-PA: “Nas últimas eleições, em 2018 eu tinha só 15 anos e não poderia votar, depois disso eu aguardei pela próxima eleição para tirar meu título de eleitor, além de ter que apresentar o documento para fazer meu alistamento militar, o que me fez procurar no início do ano o cartório eleitoral”, explica Alan.

O TSE e os Tribunais Eleitorais Regionais, criaram campanhas ao longo dos anos para incentivar esses jovens, como a Semana do Jovem Eleitor e ações contínuas. No Estado do Pará, onde o Alan mora, por exemplo, os jovens representam apenas 0,25% do eleitorado: “Infelizmente o percentual é pequeno e ainda menor do que nas últimas eleições antes da pandemia. É importante que o jovem perceba que precisa dar opinião e ter representatividade no bairro, na cidade. Para que possa impactar positivamente na sociedade”, acrescenta Elaine de Jesus Santana, Coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Pará.

O cadastro eleitoral para novos eleitores será encerrado no dia 4 de maio e pode ser feito online, no portal do TSE. Na modalidade virtual, o jovem precisa enviar ou digitalizar documentos como identidade e comprovante de residência. Também precisa informar um telefone de contato caso o cadastro esteja incompleto. Além do portal, o atendimento presencial funciona nos prédios do TRE de cada cidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp