23/03/2022 às 12h38min - Atualizada em 23/03/2022 às 12h38min

​Ampliação no atendimento a saúde e eficiência em gestão hospitalar

Parceria público-privada entre Opy Health e Prefeitura de Belo Horizonte amplia leitos e busca qualidade no atendimento a pacientes do Hospital Metropolitano.

Anna Paula Mello
O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro foi construído por meio de uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a OPY/ONM HEALTH, iniciativa regida pela Lei 11.079 de 30 de dezembro de 2004, que institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública. O objetivo da parceria é ampliar e levar qualidade no atendimento à população, com administração moderna e eficiente.

O Diretor Regional da OPY/ONM Health, Alan Brenner acredita que a parceria traz agilidade na resolução de problemas administrativos, o que inclui a manutenção predial e reabastecimento de insumos: “A empresa cuida de toda a manutenção do prédio e equipamentos, para que os profissionais contratados pela gestão pública, tenham um ambiente de trabalho propício ao melhor desempenho. O médico não pode se preocupar em saber se o elevador está funcionando, ele precisa atender o paciente, as questões administrativas fazem parte do trabalho da iniciativa privada nesse caso”, afirma Brenner.

A prefeitura fica responsável pela aquisição das medicações e a contratação da equipe de saúde que atua no hospital. O HMDCC iniciou o funcionamento em 12 dezembro de 2015 com 47 leitos. A primeira expansão de leitos e serviços ocorreu em setembro de 2016 quando o Hospital atingiu 90 leitos em funcionamento. Em agosto de 2017, foram abertos mais 100 leitos e, em dezembro, atingiu sua plena capacidade e passou a funcionar com 460 leitos. Durante a pandemia, essa capacidade foi ampliada com mais 120 leitos para atender a demanda emergencial.

“Nosso contrato tem o período de vinte anos e já funcionamos com nossa capacidade plena. Acredito, que esse modelo de gestão, com PPPs que podem ser, inclusive customizadas, é o futuro da gestão pública eficiente. O Hospital Dr. Célio de Castro, é um exemplo disso, assim como outras unidades que a OPY/ONM HEALTH, também atua”, conclui Alan Brenner.

Você sabe o que é uma PPP?
As parcerias público-privadas são contratos que determinam um vínculo entre o poder público e a iniciativa privada. Seu objetivo é implementar, total ou parcialmente, serviços, obras e atividades de interesse da população.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp