08/03/2022 às 10h05min - Atualizada em 08/03/2022 às 10h05min

Ministro toma posse como membro do TSE

Cerimônia de posse de Ricardo Lewandowski terá transmissão ao vivo pela Tv Justiça e Youtube do TSE.

Anna Paula Mello
Site TSE
Divulgação TSE
Nesta terça-feira (8), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomará posse como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em cerimônia marcada para as 18h30. Por conta da pandemia de covid-19, a cerimônia de posse será feita sem presença do público ou imprensa no Plenário, mas terá transmissão ao vivo pela TV Justiça e pelo canal do TSE no YouTube.

O TSE é formado por, pelo menos, sete ministros: três advindos do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois representantes da classe dos juristas, ou seja, são advogados com amplo conhecimento jurídico e idoneidade, indicados pelo presidente da República. Hoje, a Corte Eleitoral é presidida pelo ministro Edson Fachin.

Ricardo Lewandowski já atuava como ministro substituto desde 2018. A partir de agora ocupa a vaga aberta com a saída do ministro Luís Roberto Barroso. Lewandowski também já foi presidente do TSE e esteve à frente das Eleições Gerais de 2010.

Perfil

Ricardo Lewandoski nasceu no Rio de Janeiro em 11 de maio de 1948, e é ministro do Supremo Tribunal Federal desde 16 de março de 2006. Ele é doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e master of arts em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University. Antes de entrar no STF, também foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e juiz do Tribunal de Alçada Criminal do estado.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp