03/03/2022 às 10h25min - Atualizada em 03/03/2022 às 10h25min

“Janela” aberta para deputados trocarem de partido

As trocas podem alterar a composição das bancadas na Câmara Federal

Anna Paula Mello
Agência Câmara de Notícias
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Está aberto o prazo para deputados estaduais e federais mudarem de partido sem sofrer risco de perder o mandato. Essa janela iniciou nesta quinta-feira (3) e vai até o primeiro dia de abril. Antes disso, a Justiça Eleitoral já havia registrado o pedido de mudança de legenda de 39 deputados. Segundo o site da Câmara Federal, esse número é bem menor do que na eleição passada, quando antes do prazo mais de 100 deputados já tinham solicitado a mudança de partido.
Ainda segundo o site da Câmara, o partido mais beneficiado esse ano, com a troca de sigla, é o PL, que já ganhou 11 deputados e perdeu apenas 3. Em seguida vem o Republicanos, que recebeu 4 e perdeu apenas 1.

A mudança de legenda partidária pode ser alimentada este ano, pelas mudanças eleitorais, fusões e incorporações de alguns partidos. O primeiro vice-presidente da câmara dos deputados, Marcelo Ramos, do PL do Amazonas, por exemplo, anunciou a filiação ao PSD: "O meu estado é diferenciado, tem um quociente de 230 mil votos para nove candidatos, o que não é nada fácil de ser atingido. Assim, qualquer decisão tem a ver com o projeto político, mas tem a ver também com a possibilidade eleitoral."

As fusões e incorporações partidárias também aquecem as migrações de legendas, especialmente fora dessa janela. Desde 2019, a cláusula de barreira entrou em vigor, o que permitiu a incorporação do Partido Republicano Progressista (PRP) ao Patriota; e do Partido Pátria Livre (PPL) ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

As trocas durante a janela partidária podem alterar a composição das bancadas na Câmara dos Deputados. O partido União Brasil, resultante da fusão do PSL com o DEM, conta atualmente com a maior bancada, de 81 integrantes. Antes da fusão, o PSL tinha a maior bancada, com 55 deputados. O segundo lugar permanece com o PT, com 53 deputados.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp