16/12/2021 às 14h06min - Atualizada em 16/12/2021 às 14h06min

Energia Solar no Brasil: Avanços e desafios da geração de energia limpa em um mercado promissor.

Anna Paula Mello


O mercado da energia solar ou fotovoltaica no Brasil está em franca expansão segundo especialistas do setor de geração de energia. A prova disso é que o país tem “arrumado a casa” para incentivar e ampliar o uso dessa tecnologia. 

O Marco da Energia Solar, que regulamenta e organiza metas para a implantação desse tipo de energia, foi aprovado na Câmara Federal em outubro deste ano e agora permanece aguardando a análise do Senado.

Os próprios avanços tecnológicos e a necessidade global de adaptação do consumo já vinham ao longo dos anos estruturando o uso de energia renovável em todo o mundo. Aqui no Brasil, um dos maiores exemplos de aplicabilidade da energia solar com impacto social positivo está em Uberlândia, Minas Gerais. O Parque do Sabiá, complexo esportivo e turístico da cidade, é abastecido por placas fotovoltaicas. O investimento foi de R$ 800 mil reais. “A cidade vai economizar cerca de R$ 300 mil reais por ano, com a conta de luz do Parque. É um dinheiro que poderá ser usado em outras coisas, além é claro, de todos os benefícios ambientais da geração de energia limpa”, explica Raphael Gonzaga Silveira, Secretário de Gestão Estratégica de Uberlândia.

A Energia solar ou fotovoltáica é considerada uma tecnologia de geração de energia limpa, ou seja, sem impactos ambientais. Atualmente o Brasil tem duas principais fontes de energia em grande escala, as hidrelétricas e termoelétricas. Com a mudança no mercado e as inovações tecnológicas, o país só tem a ganhar, explica o Professor Luiz Carlos Gomes de Freitas, Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia em Minas Gerais. “Ter uma variedade na geração de energia significa que nós teremos geração de empregos, avanços em pesquisas e ampliação do acesso a essa tecnologia em maior escala, beneficiando a sociedade. Precisamos vencer o desafio de garantir que mais pessoas consigam ter esse acesso”, acrescenta o professor.

Atualmente, o Brasil ocupa o nono lugar no ranking dos países que mais instalaram energia solar, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar, a Absolar. A tendência é que o mercado fique cada vez mais aquecido com os incrementos legislativos sobre o tema. Uberlândia, por exemplo, é uma das três cidades brasileiras que mais utilizam essa tecnologia e o poder municipal pretende ampliar o projeto de sucesso do parque para os prédios públicos do município. “Nós já estamos fazendo esse movimento, para usar energia solar nos órgãos municipais. É bom para o planeta, e para a economia da região”, afirma Raphael.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cidadesenegocios.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp